o eSocial

O eSocial

O eSocial é a evolução, para não dizer uma revolução dos direitos e deveres trabalhistas. É a escrituração digital das obrigações trabalhistas fiscais e previdenciárias.

Já sabemos e estamos ouvindo falar do eSocial há muito tempo, e agora é uma realidade.

Dados do portal do eSocial indicavam em 21 de agosto deste ano que 1 milhão de empresas já estavam cadastradas no portal.

Você sabia?

Que em toda relação onerosa de trabalho, seja empregados celetistas, cooperados, domésticos, servidores públicos, segurado especial, obras e até estagiários deverão ser cadastrados no eSocial?

A contabilidade já esta em processo de cadastramento das empresas, seguindo o faseamento obrigatório do eSocial.

Então posso ficar despreocupado?

Não.

O compromisso com o eSocial é da empresa e depende muito dela para que a contabilidade atenda TODAS as exigências.

É preciso trabalhar em sinergia, empresas e contabilidade para que tudo saia de acordo e não aconteça multas, e são muitas.

Veja o que é preciso fazer para atender essa nova obrigação do governo:

Os registros dos funcionários precisam ser feitos com um dia ou mais de antecedência do primeiro dia efetivo de trabalho. Toda responsabilidade com os dados dos funcionários, cadastros corretos, registros impecáveis, avisos de férias, de rescisão, advertências, exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, laudos anuais, afastamentos e retornos de auxílios doença, entre tantas outras precisam ser registradas em tempo real ou as multas começaram a aparecer. Inclusive para as empresas com obras em andamento.

Então, se é tão sério assim, colabore com seu departamento pessoal, tire suas dúvidas, pergunte quantas vezes for necessário. Não há como atender o eSocial sem o comprometimento do empregador e do empregado no envio das informações corretas e em tempo hábil.

Todos os dados gerados no eSocial são de extrema importância para todos os trabalhadores em seus benefícios da Previdência (auxílios doença, acidentes de trabalho, aposentadorias).

Não seja responsável por informação não idônea, atrasos de informação, ou o pior, o não registro dos funcionários.

Procure utilizar o formulário de registro de funcionários online cedidos pela contabilidade e colha assinatura do funcionário.

Da mesma forma quando ocorrer afastamentos peça o atestado com urgência e envie para contabilidade.

Sem os documentos em mãos a contabilidade não pode atender o que pede o eSocial, e como já foi dito, é tempo real.

 

“Não é o mais forte que sobrevive e nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças” Charles Darwin