Gestão de conflitos nas empresas
A gestão de conflitos nas empresas é fundamental para gerar uma equipe eficaz, comprometida, cooperativa e flexível.
Muitas vezes só percebemos o conflito gerado depois de muito tempo, ou seja, depois que se agravou de tal forma que impactou no próprio negócio.
Quando acontece um pequeno problema e ele não é detectado pelo gestor ou até é detectado mas por algum motivo não é levado em consideração, esse problema pode se elevar para um nível pessoal para quem esta envolvido e então poderá acontecer separações dentro da própria empresa.
Quando ocorrer esta “separação” a equipe já não esta tão alinhada com os propósitos da empresa e sim com o que ocorreu e estão em defesa de um ou de outro.
Lá se vai o foco.
Como identificar os conflitos?
É preciso olhar com vários ângulos para o mesmo foco. Assim em grupo podemos ver melhor as possíveis soluções em determinados conflitos.
Algumas habilidades importantes para a visão sistêmica é a flexibilidade, cooperação e comunicação.
As gestões de conflitos podem ser gerenciadas e são fundamentais no processo decisório.
Graus de percepção do conflito
Conflito Latente – o que está acontecendo?
Esse tipo de conflito quase não é percebido. É possível perceber que há algo de errado mas não é tão claro que possa ser notado.
Nesse caso acontece um clima estranho no ambiente de trabalho, porém ninguém fala no assunto.
Conflito Percebido – Saber de vários ângulos o problema para se conseguir uma visão macro.
Os envolvidos já percebem que estão em conflito
Conflito assumido – Tomar decisões assertivas rapidamente.
Além dos envolvidos diretamente no conflito, outras pessoas começam a notar que o conflito existe e que esta atrapalhando o trabalho.
Cuidado! Conflito não gerenciado acaba criando outros conflitos.
Não deixe o problema passar para o nível pessoal. Assim o conflito inicial fica totalmente desfocado e é até possível de ser esquecido, pois o nível do problema já mudou.
Se for perceptível que o problema esta ocorrendo com certa frequência, quer dizer que é bem provável que ele seja apenas a ponta do iceberg. Investigue.
Conflito identificado o que fazer?
Reúna-se com a equipe, analise cada setor perguntando quais são suas dificuldades e tarefas planejadas. Se não há as tarefas planejadas para um determinado tempo, então adote junto com eles.
Fale das regras da empresa e o que cada setor é responsável.
Regras claras e objetivos transparentes evitam conflitos internos.
Percebendo algum conflito que já está se transformando em insatisfação ou desânimo não deixe pra lá, é preciso identificar o problema para gerar soluções alternativas o mais rápido possível.
Você sabia?
As emoções são nossos radares de problema. Sentiu, pause!
Reconheça o que sentiu e analise. Não negue ou se iluda que não existe.
Gerencie as emoções.
Se você sentiu raiva diante de algum ocorrido, geralmente explodimos ou até mesmo escondemos que estamos sentindo raiva. É exatamente em um sentimento assim que devemos parar e buscar saber o que nos deixou dessa forma. Qual trâmite não deu certo, qual problema foi gerado, quem ocasionou esse problema. Por vezes esse problema já se repetiu tantas vezes que agora você esta sentido raiva. E por isso que devemos sentir nossas emoções, perceber o que esta acontecendo e mudar.
Utilize seu “radar” interior para agir rapidamente.
Não deixe essa ferramenta natural passar sem mudanças de atitudes!