demonstrações contábeis

Demonstrações contábeis

Aconteceu no dia 20/09/2018 o curso estrutura das demonstrações contábeis com ênfase em notas explicativas para empresas em geral e entidades sem fins lucrativos em Balneário Camboriu, na unidade do Sindicont.

Curso ministrado pelo o instrutor Me. Marcos Rebello, mestre em contabilidade/UFSC, pós graduado em finanças, auditoria e controladoria/FGV, graduado em ciências contábeis.

O curso trouxe atualizações para a área contábil,  com o objetivo de orientar os profissionais para a apresentação adequada das estruturas de balanço patrimonial e demonstrações de resultado com ênfase em notas explicativas seguindo então a NBC TG 1000(R1) e ITG 1000, demonstração de fluxo de caixa para pequenas e médias empresas.

Somando essas informações com a experiência do instrutor e os demais participantes, tivemos um dia muito proveitoso e troca de experiências. Assim conseguimos aprender e nos atualizar ainda mais.

Nossa colaboradora Sara esteve presente e nos trouxe informações e atualizações deste conteúdo para nossa contabilidade.

Hoje o profissional contábil, deve estar em constante atualização, tanto quanto sobre as normas contábeis como também sobre as legislações, pois existem mudanças diárias e mesmo na parte de lançamentos contábeis essas mudanças estão chegando trazendo novas obrigações.

Pra que serve as demonstrações contábeis?

Para mostrar a movimentação das empresas, e para isso são utilizados várias peças contábeis como balanços, balancetes, livros, DREs, Fluxo de caixa e tantas outras.

Essas declarações precisam estar de acordo com as normas internacionais de contabilidade. Assim obedecendo um padrão e uma ordem, qualquer administrador empresarial ou fisco podem  entender o movimento da empresa.

Um exemplo é o ECD (Escrituração contábil digital) que  são preparados com os lançamentos contábeis, todos ajustados às normas e entregues um vez por ano ao fisco como obrigação por lei.

Além dessa escrituração  tem uma vasta lista de obrigações à serem apresentadas ao fisco e também  aos  administradores das empresas.

Não podemos perder tempo!

Precisamos buscar conhecimento diariamente, cursos, palestras, matérias e novas informações para agregar ao nosso trabalho diário e assim estar prestando um serviço de qualidade.