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O que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Você está pensando em abrir um novo negócio? Como anda o processo de abertura? Uma nova empresa é um desafio, mas que pode ser muito recompensador para todos os envolvidos. Porém, durante a fase de abertura surgem muitas dúvidas e muitos empresários ficam perdidos sobre o que fazer, por isso fizemos este artigo para te dar algumas instruções básicas que acreditamos que todo empreendedor precisa saber antes de abrir uma empresa.

PLANEJAMENTO

Defina, analise e anote!

Muitas pessoas que desejam abrir uma empresa possuem ótimas ideias, mas que ficam registradas somente de forma informal em papéis ou pior, na própria memória. Se você deseja abrir uma empresa o primeiro passo é registrar todas as suas ideias de maneira clara, específica e objetiva.

Você pode fazer algumas perguntas para te ajudar nessa etapa, como por exemplo: a minha ideia de negócio é viável? Qual público eu desejo atingir? Quanto de capital eu tenho para iniciar essa empresa? Eu tenho todos os recursos necessários para começar ou preciso providenciar algo? Que soluções a minha empresa vai oferecer ao cliente?

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Essas e outras perguntas irão te ajudar a nortear a sua empresa. Além disso, também existem várias ferramentas e profissionais que você pode consultar para essa definição.

Faça um bom planejamento

John L. Beckley dizia que “a maioria das pessoas não planeja fracassar, mas fracassa por não planejar”, o que ilustra muito bem a importância de um bom planejamento e os riscos da sua ausência.

Além disso, uma boa dica é realizar um planejamento financeiro para a sua empresa, de modo que fique claro tudo o que você precisa investir, quanto precisa ganhar, como pode economizar e várias outras informações. Não esqueça que a partir desse momento as suas finanças pessoais precisam necessariamente ser separadas das finanças da sua empresa. Mesmo que na sua empresa inicialmente seja só você, ou que tenham mais funcionários, mas você seja o único dono, separar as finanças é a melhor forma de manter o controle e analisar todos os custos de forma saudável.

Tenha metas

Antes mesmo de começar, você precisa saber aonde quer chegar. Talvez nessa etapa pareça inviável definir metas específicas sem nem ter começado, mas é isso que vai fazer você se diferenciar e alcançar seus objetivos. Muitas pessoas abrem empresas na empolgação sem planejar os próximos passos e metas, e acabam sofrendo durante o funcionamento. Por isso, tudo isso precisa ser definido antes de qualquer coisa.

REGISTRO

Agora, você já planejou todo o método do seu negócio, escolheu o nome e avisou os amigos, mas chegou a hora de lidar com a burocracia e todos os detalhes e você não sabe o que fazer? O processo de abertura pode parecer uma grande barreira para a realização do seu novo negócio, mas com organização, paciência e principalmente, a ajuda especializada adequada, essa etapa vai se tornar muito mais fácil.

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Algumas coisas que você precisa saber para essa etapa:

1. Escolher a categoria do seu negócio

Uma etapa que precisa estar muito clara é a categoria na qual as atividades do seu negócio se enquadram. Pode parecer simples, mas muitos empresários não possuem essa etapa clara e específica, por isso é imprescindível analisar e definir tudo isso antecipadamente.

No registro legal de uma empresa, as atividades são definidas de acordo com a tabela CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Você pode conhecer as divisões na tabela completa clicando aqui.

2. Realizar o registro

Com as especificidades da sua empresa definidas, é hora de registrá-la. O processo de registro passa pela Junta Comercial do seu estado e por outros órgãos públicos da sua cidade. A documentação necessária varia de acordo com a sua região, por isso é importante consultar um especialista para cuidar dessa etapa.

Nessa etapa, vários alvarás, licenças e documentos precisam ser verificados e realizados para que a sua empresa esteja atuando legalmente. É muito comum empresários pensarem que com um CNPJ, algum alvará ou um contrato social a empresa já está apta legalmente para funcionar, mas isso não é uma realidade. Todos os documentos precisam ser validados, e para isso você precisa verificar a realidade da sua cidade.

Uma outra informação importante é que nessa etapa você também precisará realizar o contrato social, que é um documento extremamente importante para o registro da empresa. Nele, estarão descritas as informações mais importantes da empresa e acordos entre sócios.

Para o registro, recomendamos sempre que o empresário conte com uma contabilidade especializada e com experiência no assunto para cuidar do registro da sua empresa. Isso porque o registro da empresa conta com diversos documentos, alvarás e licenciaturas que, se preenchidos erroneamente ou na falta de algum, podem acarretar em muitos problemas para a empresa.

Aqui na Lig Contabilidade contamos com profissionais altamente qualificados, com vasta experiência e comprometimento para cuidar da abertura da sua empresa, por isso se você precisa de alguém para te ajudar do pontapé inicial do seu novo negócio, nós queremos lhe ajudar! Fale conosco hoje mesmo através do telefone (47) 3263-0765 ou pelo Whatsapp (47) 9 8813-9504.